FERNANDO BUENO

Fotógrafo jornalista e curador

Fernando Bueno

BIOGRAFIA

Sobre o Autor Fernando Bueno

Porto Alegre, 1954.
Bacharel em Publicidade e Propaganda, fotografo jornalista e curador, iniciou a carreira no Jornal Zero Hora, foi colaborador do Jornal do Brasil, O Globo, Estado de São Paulo e Revista Manchete. Durante vinte anos representou a The Image Bank ,hoje Getty Images no sul do Brasil. Eleito duas vezes fotografo do ano pela ARP (Associação Rio Grandense de Propaganda ), anunciante do ano com a Image Bank também eleito pela ARP. Desde 1976 possui seu próprio estúdio. Suas fotos estão catalogadas no Museé Français de La Photographie, fazem de várias coleções entre ela a Coleção Pirelli/MASP e da MEP, Maison Europeenné de La Photographie. Participou de várias exposições coletivas e individuais tais como a Bienal de Roma e da Bienal de Fotografia de Bogotá.
É sócio da Buenas Idéias com o escritor Eduardo Bueno que já editou mais 50 títulos ligados a memória e história do Brasil. Em 2002 foi um dos fundadores do Canela Foto Workshops e em 2013 ajudou a criar o Canela Instituto de Fotografia do qual é o diretor executivo e curador de várias exposições e da coleção de fotografia do Instituto Cultural Laje de Pedra.

Livros Publicados

Brasil da Soja – Abrindo Fronteiras Semeando Cidades- Ceval
Pau Brasil – Machado Meyer Meyer
Produto Nacional – CNI
Industria de Ponta – FIERGS
Porto Alegre na Vitrine – Sindilojas
Imagens De Canela 1 Edição
Imagens de Canela 2 Edição
Futebol a Paixão do Brasil – Clube dos Treze
Maracanã 60 Anos – Clube dos Treze
Maracanã Século XXI – Odebrecth
Caixa –Uma Historia Brasileira – Caixa Federal
Caixa 150 Anos – Caixa Federal
Entre Dois Mundos- Instituto Ling
Sorte Grande – Historia das Loterias Caixa Federal
!00 Anos Av Rio Branco – Caixa Federal
Av Presidente Vargas – Embratel
Biografia de A J Rennee- Lojas Renner
Arena do Gremio –Um Estadio de Espirito – Gremio
São Paulo 450 Anos em 24 horas- Nossa Caixa
Grande Hotel
Caixas Enxaimel – Tubos Tigre
Neo Classico em Porto Alegre – Fernando Garcia
Laje de Pedra – Origens

CONHEÇA E ADQUIRA A OBRA

Trilogia Fernando Bueno – 50 anos de fotografia

R$ 185,90R$ 500,00 (-10%)

CEM PALAVRAS, MIL IMAGENS

por EDUARDO BUENO

Imagens e palavras sempre marcharam de mãos dadas – embora por vezes se atravessando uma no caminho da outra. As imagens vieram antes, ilustrando as cavernas num jogo de sombra e luz depois emulado pela fotografia. Tão logo entraram em cena, as palavras controlaram a mente – mas o coração segue em disputa…

  • Babilônia
  • Miscelânea
  • Mundaréu
  • Toda a Trilogia de 50 Anos de Fotografia
Clear
SKU: PUB_00043 Categories: , Tags: ,

CEM PALAVRAS, MIL IMAGENS

por EDUARDO BUENO

Imagens e palavras sempre marcharam de mãos dadas – embora por vezes se atravessando uma no caminho da outra. As imagens vieram antes, ilustrando as cavernas num jogo de sombra e luz depois emulado pela fotografia. Tão logo entraram em cena, as palavras controlaram a mente – mas o coração segue em disputa.

Meu irmão e eu sempre marchamos de mãos dadas – embora por vezes nos atravessando um no caminho do outro. Ele, de olho vivo e faro fino, a máquina.  Fernando de fato fotografou… tudo. Um mundaréu, uma miscelânea uma babilônia de imagens. Não só tudo, mas tudo ao mesmo tempo agora. Fotojornalismo, publicidade, fotos artísticas, colagens, montagens, retratos, selfies, nudes – o Brasil e o mundo, a aldeia e o planeta, a fauna (humana)e a flora, a soja e o sujo passado a limpo, o futuro do pretérito. A melhor das épocas e o pior dos tempos. Caras e bocas e, é claro, corações e mentes numa torrente de imagens que prescindem da corrente das palavras.

Com unhas e lentes, Fernando enfrentou a ditadura, barbudo, jogando fora das quatro linhas e fotografando futebol. Aí aparou as melenas, acendeu um charuto e encarou a publicidade, mas sem perder o cinismo. Vestiu e desnudou os modelos brasileiros mais bem-feitos – e os mais fazidos. E fez a transição do analógico para o digital,do Rodinal para o Silver Efex

Aí chegou a hora de não só marcharmos juntos, mas também de unirmos imagens e palavras em livros que capturam um Brasil inteiro e repartido entre o luxo e o lixo.  O leonino Fernando Bueno, imortal tricolor, mestre das imagens, ao qual minhas palavras não são capazes de fazer justiça.

Surgiram enfim  Babilônia ,Miscelânea e Mundareú a Triologia dos 50 Anos de Fotografia  do meu irmão e assim, essa é a mais adorável capitulação: quero te agradecer sem palavras,amado irmão. Mas não te bobeia que, na manga, disponho de outras cem.

Especificações:

Miscelânea – ISBN 978-65-89200-13-0
Babilônia – ISBN 978-65-89200-12-3
Mundaréu – ISBN 978-65-89200-13-0

Formato dos livros – 170x230mm
Quantidade de Páginas dos Livros – 220 páginas

Capa Dura – Masterblank 135 grs
Miolo – Eurobulk 135grs

Impresso no processo digital

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 170 × 230 cm
Edição

Babilônia, Miscelânea, Mundaréu, Toda a Trilogia de 50 Anos de Fotografia

Menu