CLAUDIO EDINGER

É autor de 18 livros, muitos premiados internacionalmente.

BIOGRAFIA

Formado em Economia, Claudio Edinger (n. 1952) começa a fotografar em 1975. É autor de 18 livros, muitos premiados internacionalmente.

Claudio leciona fotografia, desde 1979.

Recebeu: Prêmio Leica (duas vezes), Prêmio Hasselblad, Prêmio Higashikawa (Japão), o Prêmio Life Magazine, o Prêmio Ernst Haas (EUA), Prêmio JP Morgan, Prêmio Pictures of The Year (EUA), Prêmio Abril (duas vezes), Prêmio Marc Ferrez e, recebeu também por duas vezes, o Prêmio Porto Seguro no Brasil.

Suas fotos estão nas coleções do LACMA (Los Angeles), Maison Europeénne de la Photographie (Paris), MASP, MIS, MAM, MAC, Pinacoteca, Museu Metropolitano de Curitiba, Metronòn (Barcelona), Higashikawa (Japão), AT&T Photo Collection (EUA), Equity International Photo Collection (EUA), Brazil Golden Art Fund, Itaú Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil, Instituto Figueiredo Ferraz e nas maiores coleções particulares de fotografia do Brasil.

CONHEÇA E ADQUIRA A OBRA

História da Fotografia Autoral e a Pintura Moderna

R$ 130,00

Em estoque

Diversos acontecimentos espalhados pelo globo parecem ter nos colocado em um estado de suspensão da realidade. A lógica não costuma ser mais a raiz de discursos, campanhas ou visões de mundo. Muitos argumentos distorcem ou simplificam realidades que envolvem o desenvolvimento sustentável deste planeta, a movimentação de populações vulneráveis e outros tantos temas que deveriam ser discutidos de maneira profunda e não com frases de efeito e propostas mal ajambradas.

República das Bananas é uma resposta a este estado de desilusão e desencanto político e social. O realismo surrealista da mostra é baseado em fatos reais, mas extrapolado ao mesmo nível de fantasia de tantos discursos recentes. O Estado criado por Shinji Nagabe se vê sob o jugo de um cruel e populista ditador, enquanto parte de seu povo se mantém cego ou construindo frágeis facetas aceitas por esta sociedade, que rapidamente se rompem e revelam aspectos inaceitáveis neste controlado ambiente. Do outro lado desta narrativa está uma rebelião que faz uso da mesma banana que cega e censura para construir suas armas e bombas caseiras. Esta resposta visceral, guerrilheira, abre caminho para o confronto direto com uma visão absolutamente retrógrada e conservadora.

Estão presentes no trabalho elementos centrais das transformações sociais e políticas vividas recentemente em tantos países: a violência, a religiosidade extremada e uma volta ao controle de costumes em um marcante retrocesso na garantia de liberdades individuais. Ao retratar de maneira satírica este universo, Nagabe expõe suas contradições e conexões com a realidade que vivemos ou tememos viver. O mergulho nesta república fictícia e sua ácida fantasia tropical pede uma reflexão sobre o papel de cada um nos rumos escolhidos para nossas comunidades e aqueles que ainda iremos escolher.

Felipe Abreu
Curador

Claudio Edinger

O livro conta a história da fotografia desde sua invenção, sua relação íntima e cúmplice com a pintura modernista, até os dias atuais, com foco específico na fotografia autoral, um projeto que o autor vem pesquisando há mais de dez anos.

 

 

 

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 22 × 29 cm
Be the first to review “História da Fotografia Autoral e a Pintura Moderna”

Reviews

There are no reviews yet.

Menu