• Revista Morel #1

    Morel é uma revista focada em literatura, fotografia, artes visuais e jornalismo.

    Capas Marina Sena e Luiz Braga. Editor Ronaldo Bressane.

    Sumário
    • Marina Sena deita no sorriso flagrada por Bob Wolfenson e Ronaldo Bressane 04
    • Adolfo Bioy Casares em um encontro com Juan Esteves 16
    • Bob Dylan no sotaque caipira-portenho de Fabrício Corsaletti  18
    • Alan Pauls procura apartamento pra alugar 20
    • J.R. Duran fascinado por um viaduto de Norman Foster 24
    • E se André Sant’Anna fosse o Jeff Bezos? 34
    • Giovana Madalosso esmaga plantas 36
    • O estranho pet de Santiago Nazarian 40
    • A luz de Luiz Braga, retratado por Edyr Proença 44
    • Calila das Mercês: como seria uma Semana de Arte Moderna Negra? 58
    • Os cultos afrobrasileiros vistos por Gui Christ 62
    • Edimilson Almeida Pereira visita uma família no cerrado mineiro 70
    • Isabel Santana e Joca Terron, cosmonautas sob o sol do Ceará 74
    • Uma piscina de Guazzelli 88

    Revista Morel #1

    R$ 80,00
  • História da Fotografia Autoral e a Pintura Moderna

    Brand:IpsisPUB

    Autor: Claudio Edinger

    Número de Páginas: 376

    História da Fotografia Autoral e a Pintura Moderna

    É um livro de 376 páginas, capa dura, com aproximadamente 350 fotógrafos, pintores e filósofos da imagem, com 576 ilustrações. É fundamental para todos os que amam fotografia e artes.

    O livro conta a história da fotografia desde sua invenção, sua relação íntima e cúmplice com a pintura modernista, até os dias atuais, com foco específico na fotografia autoral, um projeto que o autor vem pesquisando há mais de dez anos.

  • Livro Viagem pelo Fantástico

    Brand:IpsisPUB

    Fotolivro de Boris Kossoy, Viagem pelo fantástico ganha nova edição, reafirmando a atualidade dos contos fotográficos do premiado artista

     

  • Revista Morel #10 – Edição Verão 2023

    Capa 1

    Ana Frango Elétrico, cantor, compositor e poete carioca, conta o processo de criação do novo álbum Me Chama de Gato Que Eu Sou Tua e detalha sua “confusão” de gênero. Entrevista de Ronaldo Bressane, ensaio de Hick Duarte.

    Capa 2

    Em grande reportagem, o fotógrafo Araquém Alcântara sobrevoa a Amazônia para desbravar a maior seca dos rios Negro e Solimões e encontra os esqueletos dos maiores rios do mundo.

     

  • Livro Baseado, Chopp & Cia

    Brand:IpsisPUB
    Nelson Hamerschlak é médico hematologista formado em 1978.
    Baseado, chopp e cia representa uma importante e árdua reflexão interna, mas extremamente gratificante. Acredito que servirá de ajuda para que outras famílias convivendo com situação semelhante possam lidar com o assunto de maneira mais natural.
    R$ 39,00R$ 59,00

    Livro Baseado, Chopp & Cia

    Brand:IpsisPUB
    R$ 39,00R$ 59,00
  • Revista Morel #2

    Olha o que te espera no segundo número da Morel.

    Gregório Duvivier abre a casa a Renato Parada e Ronaldo Bressane.
    Andrea del Fuego queima sob a pele de Anitta.
    Andrea Jeftanovic e Powerpaola desenham a revolução chilena.
    A Bananalândia de Shinji Nagabe, na lupa de Miguel Del Castillo.
    As mães muito on de Priscila Rooxo e Julia Codo.
    Paulliny Tort mergulha no mundo caiçara.
    Gustavo Pacheco em um dia de fúria.
    Leo Aversa ensina a fazer um retrato único de Chico Buarque.
    J.R. Duran Christo em Paris.
    O prosador Marçal Aquino revela sua poesia inédita.
    Adelaide Ivánova reencena a tragédia da rainha Vashti.
    As cabeças coroadas de Christian Gaul e Kalaf Epalanga.
    Uma crônica ucraniana no traço de Anya Ivanenko e Jenya Polosina.
    O quadrinho minimalírico de Grazi Fonseca.
    Existe café após a morte? Raphael Salimena responde.
    Sirlanney e a solidão da artista contemporânea.                                   

    Revista Morel #2

    R$ 80,00
  • Elza Lima – Coleção Ipsis de Fotografia

    Brand:IpsisPUB

    Elza Lima

    Fotografa desde 1984. Dirigindo o olhar ao homem ribeirinho do Baixo Amazonas, participou do Projeto Fotoativa / Cidade Velha, de documentação do núcleo histórico da Cidade de Belém, no ano de 1985;

    Em 1987 atuou no PROJETO AÇÃO CULTURAL E PEDAGÓGICA, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura/SEMEC, com a finalidade de interação Escola-comunidade, cabendo ao Centro de Recursos Audiovisuais da Amazônia/CRAVA, ao qual Estava vinculada, a implantação do projeto na área visual;

    Prêmio José Medeiros. Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro 1991;

    3º Prêmio Nikon Internacional Photo Contest, Japão 1993;

    Bolsista do KUNSTMUSEUM DES KANTONS THURGAU, na Suíça, de abril a novembro de 1995;

    Ganhou, em 1996, a bolsa Marc Ferrez (FUNARTE) com o tema “Rota d’água”, viagem pelo Rio Trombetas, registrando os quilombolas da região;

    Entre os anos de 1996 e 1999, visitou oito tribos indígenas dos Estados do Pará e Maranhão documentando o modo de vida das comunidades tradicionais. O projeto foi desenvolvido em convênio com a Fundação Nacional do índio (FUNAI);

    Em 1997 participou da publicação Brasil Bom de Bola, que documentou as “peladas” em várias regiões brasileiras com 11 fotógrafos e escritores, como Manuel Barros, Patativa do Assaré, dentre outros;

    Em 1999 documentou, juntamente a Ed Viggianii, Antonio Augusto Fontes, Celso Oliveira e Tiago Santana, as fronteiras do Brasil, trabalho que resultou em publicação homônima.

    Ganhou, 1999, a bolsa Vitae, com “Viagem ao Cuminá”, refazendo 100 anos depois, a viagem da Cartógrafa Otille Coudreau, primeira mulher a fotografar a Amazônia;

    Em 2003, ganhou a bolsa pesquisa do Instituto de Artes do Pará para realizar pesquisa do Rio Nhamunda, lendário pela suposta existência das “Amazonas” na viagem de Francisco Orellana, durante a descoberta do rio homônimo. Pesquisa que continua inédita precisando da segunda etapa para ser concluída;

    Em 2010, ganhou o XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de fotografia com o tema “O Lago da Lua ou Yaci Uaruá- As Amazonas do Rio Mar” Este projeto propôs uma expedição que percorreu o Rio Nhamundá, partindo de Oriximiná, visitando os municípios de Nhamundá, Juruti, Faro e Terra Santa, com a finalidade de captar imagens de mulheres arrimo de família, e registrar como se preserva a lenda das mulheres guerreiras na memória destas comunidades. Fazendo uma suposição de que se Orellana descobrisse nos dias de hoje o rio mar que tipo de Amazonas, ele encontraria;

    Em 2013, foi contemplada pela 12º edição da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do Instituto de Artes do Pará;

    O projeto “À Deriva” começou a ser pensado em 2010, durante uma viagem de barco iniciada em Santarém, que percorreu os rios Amazonas, Trombetas e Nhamundá, até alcançar a divisa entre o Pará e o estado do Amazonas. Era o momento de uma das maiores secas. Presenciar aquela inóspita paisagem mudou radicalmente minha estrutura e perceptiva da região do Grande Rio, o qual percorro há 25 anos;

    A fotografia é hoje uma ferramenta política e social de extrema importância para entender o mundo em que vivemos. Este trabalho objetiva traduzir em imagens, minhas preocupações sobre o destino da Amazônia, propondo a utilização de suportes que permitam um diálogo simbólico, subjetivo e crítico com o espaço onde se desenvolve minha pesquisa.

    Atualmente é fotógrafa da Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará e desenvolve trabalho de documentação das manifestações culturais na região conhecida como Baixo Amazonas, no estado.

    http://www.elzalima.com.br/

  • Rev. Nacional

    Brand:IpsisPUB

    Rev. Nacional
    Com concepção autoral e edição de arte assinada por J.R. Duran, a revista é composta em grande parte de depoimentos que permitem alcançar sem pretensões ou temas decisivos quem são os fotografados.

     

     

    R$ 40,00R$ 520,00
    Rev. Nacional 6 Rev. Nacional 7 Rev. Nacional 8 Rev. Nacional 9 Rev. Nacional 10 Rev. Nacional 11 Rev. Nacional 12 Rev. Nacional 13 Rev. Nacional 14 Rev. Nacional 15 Rev. Nacional 16

    Rev. Nacional

    Brand:IpsisPUB
    R$ 40,00R$ 520,00
  • Revista Morel #11 – Edição Outono 2024

    Capa 1

    A morte e a morte da esquerda por Vladimir Safatle. – Fora de estoque

    Capa 2

    A Bolívia selvagem de Marisol Méndez.

     

  • Revista Morel #7

    • Sumário

    ENTREVISTA
    O voo de Tiganá Santana. Texto Ronaldo Bressane. Fotografia Bob Wolfenson.

    POESIA
    Versos inéditos de Ana Martins Marques, Bruna Beber, Carola Saavedra e Laura Erber.

    ARTES VISUAIS
    A cosmogonia feminina de Daiara Tukano, recriada em poema de Renata Tupinambá.

    RETRATO CALADO
    Bruno Torturra relembra uma visita a Davi Kopenawa.

    SE EU FOSSE…
    Shakira, por Carlos Eduardo Pereira. Ilustração: Talita Hoffmann.

    INTERVALO
    Uma fábula de Vitor Ramil ilustrada por Eloar Guazzelli.

    FICÇÃO
    A viagem pelo fantástico de Boris Kossoy e um conto inédito de Carol Bensimon.

    NÃO-FICÇÃO
    J.R. Duran visita Oradour-sur-Glane.

    ENSAIO
    Giselle Beiguelman pensa as artes visuais com inteligências artificiais.

    CARTUM
    Aline Zouvi e o paradoxo quântico.

    Morel #7

    Revista Morel #7

    R$ 80,00
  • Revista Morel #12

    Capa 1

    O circo chique de Silvia Machete. – Fora de estoque.

    Capa 2

    Os corpos fantásticos de Autumn Sonnichsen.

     

    Revista Morel #12

    R$ 80,00
  • Revista Morel #3

    Morel é uma revista focada em literatura, fotografia, artes visuais e jornalismo.

    Autumn Sonnichsen captura todas as idades de Maria Ribeiro.
    E se Clara Averbuck e Eva Uviedo fossem Vladimir Putin?
    O zoo (i)lógico de Marcelino Freire.
    Rafael Vilela, Rebeca Lerer e Pedro Nogueira voltam a Junho.
    É, JP Villalobos, a literatura é imortal, mas minha fome é pra ontem.
    J.R. Duran e os lugares Dalí.
    Renato Parada reflete sobre o tempo de Werner Herzog.
    Polaroides perdidas de Fernando Costa Netto + uma prosa inédita de Xico Sá.
    Leonardo Gandolfi medita sobre uma tela de Alexandre Wagner.
    Érico Hiller documenta a sede do mundo; Nathalie Lourenço a imagina.
    Uma musa carioca revisitada por Vilma Arêas.
    O amor na pandemia: uma HQ de Adams Carvalho e Ronaldo Bressane.
    Nossos filósofos carecas de saber, filosofados por Ricardo Coimbra.
    Marília Marz enquadra o copia-e-cola das artes modernas.

    Revista Morel #3

    R$ 80,00
  • Revista Morel #13 – Edição Primavera 2024

    Capa 1

    A literatura transparente de Jeferson Tenório.

    Capa 2

     Layla Motta e os segredos da Mata Atlântica.

     

  • Guy Veloso – Coleção Ipsis de Fotografia

    Brand:IpsisPUB

    Guy Veloso

    Guy Veloso nasceu (1969) e trabalha em Belém-PA. A convite dos curadores Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos participou da 29a Bienal Internacional de São Paulo/2010. Foi curador-chefe de Fotografia Contemporânea Brasileira na XXIII Bienal Europalia Arts Festival, Bruxelas-Bélgica, 2011/12. Compõe os acervos Essex Collection of Art from Latin America (ESCALA), Colchester-Inglaterra; Coleção Nacional de Fotografia, Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Bilioteca Nacional, Rio de Janeiro; Coleção Joaquim Paiva/Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; MAR- Museu de Arte do Rio; MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo e Pirelli / MASP.

     

    Possui um dos mais completos bancos de fotografias e vídeos no assunto “religiosidade brasileira”.

    https://guyveloso.wordpress.com/

  • Revista Morel #6

    • Sumário

    • Felipe Bragança e Zahy Guajajara em papo telepático. A Wasteland de Rodrigo Petrella. Os rios aéreos de Rogério Assis e Susy Freitas. Carlos Messias bebe ayahuasca com os huni kuin. Carol Ito perfila a artista Yacunã Tuxá. Os verbetes divertidos de Jessica Padua. Henrique Rodrigues volta a trabalhar na lanchonete. Klaus Mitteldorf conta como encarou Mano Brown. O lirismo íntimo de Maria Isabel Iorio. José Luiz Passos e as mulheres de Roger Vadim. O horror psicológico de Verena Cavalcante. A perifa em preto e branco de Rafael Felix e Yan Rego. O cartum corrosivo de Fabi Langona.
  • Revista Morel #9 – Edição Primavera 2023

    Capa 1

    Sidarta Ribeiro, entrevistado por Ronaldo Bressane, com fotos de Leo Aversa: a explicação sobre os sonhos que viram memórias que viram sonhos, os novos livros do neurocientista, e uma defesa veemente da legalização e regulação de todas as drogas.

    Capa 2

    A ancestralidade litúrgica no portifólio do mineiro Eustáquio Neves.

     

  • Revista Morel #4

    Morel é uma revista focada em literatura, fotografia, artes visuais e jornalismo.

    Inspirada no viajante Tom Zé, esta edição transita entre tempos, espaços e gêneros. Somos levados por Décio Galina e Luiz Maximiano a desbravar a Transiberiana, mais longa ferrovia do planeta. Nosso colunista J.R. Duran espia pelo buraco da fechadura os aposentos de Montaigne, que há 500 anos criava o gênero ensaio. Aliás, é escrevendo no gênero mais transgênero que Valéria Barcellos nos revela como é colocar seios aos 40 anos. E, enquanto Noemi Jaffe faz com que o escritor Bruno Shulz, fugindo de nazistas, navegue pelos mares ao lado de uma longeva baleia azul, Samir Machado de Machado junta dinossauros e cientistas nazis na mesma turnê quântica, Leandro Rafael Perez imagina Gusttavo Lima em crise existencial e Ricardo Terto investiga a vida após a morte em uma ficção afrofuturista. Pulando para outro gênero, a linguagem dos quadrinhos comparece no dream team gráfico formado por Paula Villar, Mariana Waechter, Oga Mendonça, Wagner Willian, Rafael Campos Rocha, Eduardo Kerges e Bruno Maron. Você vai sentir o tempo voar com esta Morel.

    Morel 04 - 01 Morel 04 - 02

    Revista Morel #4

    R$ 80,00
  • Thomaz Farkas – Coleção Ipsis de Fotografia

    Brand:IpsisPUB

    Thomas Jorge Farkas, nascido Farkas Tamás György (Budapeste, 17 de outubro de 1924  — São Paulo, 25 de março de 2011), foi um dos pioneiros da moderna fotografia do Brasil.

    Húngaro de nascimento, Farkas veio para o Brasil quando criança, em 1930. Seu pai, Desidério Farkas (Farkas Dezső), foi sócio-fundador da Fotoptica, empresa que também viria a dirigir. Iniciou sua carreira de fotógrafo na década de 1940 e foi um dos mais expressivos membros do Foto Cine Clube Bandeirante. Em sua obra destaca-se o registro da construção e inauguração de Brasília. Criou em 1979 a Galeria Fotoptica em São Paulo, destinada exclusivamente a exposição de fotografias.

    Engenheiro de formação, foi professor de Fotografia, Fotojornalismo e Jornalismo Cinematográfico da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi também produtor de documentários, entre os quais destacam-se Brasil Verdade, Jânio a 24 Quadros e Coronel Delmiro Gouveia.

    Morreu em São Paulo, aos 86 anos de idade.

    http://www.ims.com.br/ims/explore/artista/thomaz-farkas

  • Duplo

    Brand:IpsisPUB

    Claudia Jaguaribe retoma o seu projeto de documentação durante a quarentena. Em Duplo, a fotógrafa aborda pessoas com máscaras que gradualmente voltaram às ruas e ao cotidiano.

     

    Duplo

    Brand:IpsisPUB
    R$ 220,00
  • Revista Morel #5

    Morel é uma revista focada em literatura, fotografia, artes visuais e jornalismo.

    Duda Brack: uma Iansã vamp nas lentes de Layla Motta. Joca Reiners Terron embala dez poetas para viagem. A poesia cardíaca de Marília Garcia. Alberto Martins à beira do vulcão. O lindo Brasil de João Farkas + ensaio de André Severo. Francisco Brennand dá um conselho a Fred Jordão. As turcas psicodélicas de Karime Xavier e Cris Veit. Rafael Sperling e Mari Casalecchi na cama com Neymar. Carlos Henrique Schroeder e uma Santa Catarina nazi. O afrofuturismo de Waldson Souza e Jeff Costa. Um conto de terror, por Alex Vidal Porto e Ju Bernardino. Ale Ruaro e Rafa dos Santos: fim de semana no parque BDSM. A angústia de Carol Ito. A esperança de Rafael Sica.

  • Apenas Retratos

    Brand:IpsisPUB

    Cristiano Alckmin Mascaro

    (Catanduva, São Paulo, 1944). Fotógrafo, arquiteto e professor. Um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, tem como principal personagem o espaço urbano e a relação dos sujeitos com esse espaço, Mascaro retrata o cotidiano de grandes cidades, especialmente de São Paulo.

    Estuda arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), onde conhece a obra do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), que o leva a desejar seguir carreira na fotografia. Forma-se em 1968, e, no mesmo ano, é convidado para integrar a primeira equipe da revista Veja, em que permanece como repórter fotográfico até 1972. Também na FAU/USP conclui o mestrado em 1986 com a dissertação A Fotografia na Interpretação do Espaço Urbano, e o doutorado, em 1995, com a tese A Fotografia e a Arquitetura.

    fonte: Enciclopédia Itaú Cultural.

    Apenas Retratos

    Brand:IpsisPUB
    R$ 70,00

Menu